sábado, 19 de maio de 2012

RAIMUNDO NONATO MONTEIRO DE SANTANA

Por Ele Mesmo no Dicionário de Sabedoria dos Piauienses
Nasceu em Campo Maior - PI (27-02-1926). É Professor, bacharel em Direito e escritor. Diplomado também pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros, em Economia Política e Sociologia.

CONVICÇÃO
“As pessoas agem segundo as suas convicções que, na verdade, são os seus interesses. Os remanescentes da reação e aqueles que se julgam revolucionários. E por isso perdem a proporcionalidade da realidade das coisas.”
CULTURA
“Não se entende mais uma cultura encastelada entre quatro paredes, consumida apenas por intelectuais ou pela elite, por burocratas ou pelos próprios produtores. É necessário que obras sérias tenham a sua vez de ganhar a rua e intrometer-se no seio da população.”
FELICIDADE
“Preferi a felicidade à glória.”
GLOBALIZAÇÃO
“Globalização não é nem mesmo uma metáfora. Nada significa. Expressa a incapacidade de quantos se preocupam com o fenômeno da transmutação que ora vivemos e por eles tratada de forma inadequada.”
“Globalização não é nem mesmo um fato. E nada explica. Não possui nem mesmo qualquer valor heurístico. É um círculo de giz.”
“Há bens e serviços suficiente, no mundo atual. Sua distribuição é que é injusta. Há, inclusive, manifestações de um pensamento econômico sólido comprometido com a dimensão social da economia. O que falta é decisão política, tornada impossível com a presença das lideranças em curso. Além disso, não há soluções de natureza local ou nacional. Sua medida é planetária. Terá de ser pensada na dimensão de toda a realidade-mundo.”
 “Todos nós, homens e mulheres de todo o mundo, devemos atirar fora as articulações de governança global, as ideias referentes anarquia dos Estados, as várias formas de associações e federações na busca de um governo global, e tentar, despreocupados com estruturas governamentais formais ou com controle político de cima para baixo, perceber as tendências advindas com as interações laterais que estão a se dar entre as pessoas em um universo que se define pelo desmanche de fronteiras de toda espécie.”
PROFESSOR
“Sou simplesmente professor, sempre fui.”
VIDA
“A vida é um Dom de Deus e a responsabilidade por ela é de cada um de nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário