terça-feira, 15 de maio de 2012

FIDES ANGÉLICA DE C. V. M. OMMATI

Por Ela Mesma no Dicionário de Sabedoria dos Piauienses
Nasceu em Floriano-PI (28-11-1945). Advogada e professora. Formada em Direito, tem Licenciatura em Letras, curso de Especialização e Metodologia do Ensino Superior, e curso de Mestrado em Direito Público. 

ACADEMIA
“A Academia de Letras, restritiva em número de associados e em finalidade literária, nessa dimensão de cidadania, abre-se à comunidade, obrigada em relação a todos os indivíduos, sejam ou não cultores das belas letras.”
“A realidade que a linguagem acadêmica é instada a construir é a da consciência cultural do indivíduo, para que possa este transmudar-se efetivamente em cidadão. Se essa metamorfose, fruto da consciência, aqui no sentido do conhecimento, é fenômeno a depender de cada indivíduo, a Academia pode e deve ser elemento indutor nesse processo.”
ADVOCACIA
“Mais que profissão, um ideal de vida; mais que ideal de vida, missão que enobrece, realiza, desafia.”
“A advocacia é não somente profissão, mas também serviço público. É exercício privado de serviço público. A representação pelo advogado é voluntária e legal. Representação voluntária pela escolha do advogado e à sua outorga. Representação legal é baseada na necessidade de sua presença no processo para instaurá-lo e no modo de seu exercício. O advogado não é mero mandatário da parte, porque não diz o que a parte quer, mas tem liberdade de agir em Juízo, na defesa do interesse do patrocinado.”
“... a advocacia não se restringe à postulação judicial ou extrajudicial em situações litigiosas. Ela compreende consultoria e assessoramento jurídicos, cada vez mais importantes para realizar a Justiça, no sentido de objetivo do Direito o equilíbrio e a paz social.”
“A essencialidade da advocacia está em que a jurisdição somente atende aos paradigmas de uma jurisdição justa se as partes estiverem representadas por advogado, profissional isento e tecnicamente habilitado para esclarecer a situação litigiosa. Assim, somente haverá jurisdição  justa se houver atuação do advogado para a instalação de contraditório com asseguramento da igualdade de oportunidade para a consecução do princípio da ampla defesa.”
CIDADÃO
“... o status de cidadão é um estado de espírito, é a consciência de Ter o poder e da necessidade de exercitá-lo com responsabilidade. E também de procurar transpor todas as barreiras e remover todos os obstáculos que se lhes oponham. Para adquiri o status de cidadania é preciso a consciência de sua posse e a decisão de vivenciá-lo.”
“Cidadania somente existe quando é conquistada. E essa conquista inicia-se dentro de cada um para, depois, externar-se em atos e atitudes. E essa conquista é feita dia a dia, através da participação na vida da sociedade política.”
“A cidadania, entediada um conjunto de exigência da vida digna em sociedade, é o grande desafio à  aventura humana, em qualquer estágio econômico, social, político ou cultural. É um desafio que vai além de crise dos paradigmas ocasionada pelos avanços da tecnologia, da informática e da manipulação genética...  É um desafio que tem a ver com o ser humano, intrinsecamente, e com o seu utópico projeto de felicidade.”
DIGNIDADE
“A dignidade da pessoa humana depende do próprio homem, do valor que ele der a si mesmo.”
ESCRAVIDÃO
“Todos carregamos, menos ou mais, com vestígios ou não na coloração da pele ou na configuração do rosto, corpo ou membros, o sangue negro. Todos vivenciamos e acatamos, com maior ou menos intensidade, valores, símbolos, gostos, sabores trazidos pelos negros, seja pelos antigos escravos seja, pelos atuais migrantes. Não podemos, assim, ignorar nem muito menos menosprezar e menos ainda hostilizar os integrantes de uma raça que é nossa também, os integrantes de uma cultura que também e nossa cultura, porque, queiramos ou  não admitir, dela compartilhamos.”
JUSTIÇA
“Pode a Justiça ser examinada no aspecto filosófico, sociológico, jurídico e político? Como categoria filosófica, é de variada conceituação, inclusive até mesmo considerada de impossível conceito. Sentida, mas não definível.”
LIBERDADE
“Liberdade é Democracia, sem adjetivações, simplesmente Democracia – governo do povo, pelo povo e para o povo. Liberdade é respeito aos direitos humanos. Inexiste Liberdade sem Democracia. Nem existe Democracia onde os direitos humanos não sejam respeitados. Ao direito se impõe, no cumprimento de sua finalidade que é, ao mesmo tempo, ideal permanente – realizar a Justiça, devendo, para tanto, promover a integração da liberdade com Igualdade.”
LITERATURA
“A literatura  antecipa-se à Ciência. A sensibilidade humana tem superado o seu raciocínio.”
MULHER    
“Se a mulher advogada não se convencer de que sua cidadania somente sairá da caricatura expressão de leitora e de um vazio enunciado de igual acesso aos cargos públicos e de iguais direitos sociais, quando ela mesma, de forma consciente, assumir seu status de cidadão, nada poderá ser feito para conferir-lhe a cidadania.”
“A prática da dominação masculina e consequente discriminação contra a mulher está assentada na família, no confinamento da mulher ao lar para a gestação, criação e educação dos filhos, e o desempenho das tarefas domésticas... Foi somente quando a mulher dominou a possibilidade de controlar a natalidade, e pode programar a maternidade, que as reais possibilidades de conquistar novo espaço social se delinearam concretamente.”
PROJETO
“O projeto humano não será outro senão a libertação do homem para que possa buscar e alcançar a realização pessoal, em sua multidimensão.”
SOBREVIVER
“A ambientação em um espaço geográfico molda tanto o vestuário como a alimentação, as atividades produtivas quanto o modo de sentir e de “ver a vida” e de relacionar-se com o outro, retratação obrigatória de cronista, de romancistas e de poetas, talqualmente de pintores e de outros manifestantes da sensibilidade e da alma humana.”
UNIVERSIDADE
“Inexiste dúvida de que é a Universidade centro irradiador de produção de conhecimentos e, por via de consequência, de literatura sintetizadora do resultado de pesquisas, no que resultam novas teorias e novas construções doutrinárias e jurisprudências. Significa dizer expansão e renovação do Direito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário