Nasceu em Parnaíba- PI. É um Romancista, crítico literário,
jornalista e professor. Atualmente é o maior Escritor Piauiense vivo de todos
os tempos, produziu e publicou mais de 150 livros.
ARTESÃO
“A
técnica do artesão tem o seu processo e aplicação repetidos, é herança e
passada adiante. Assim é que um utensílio, saído forjado da oficina, não é
igual a um poema ou um romance ou mesmo uma escultura trabalhada na pedra.
Muitos críticos acham que quando um poeta, um pintor, adquirem um estímulo
único, um maneirismo no fazer, o que ele passa a criar daí em diante são meros
artefatos, literários ou não. O artesão vale pela sua eficácia no trabalho,
enquanto o artista vale pelo poder de renovação e invenção.”
“Podemos
dizer que o artesão é mais um produtor do que um criador e que lida mais com a
técnica do fazer do que com a técnica do inventar. Ele desenvolve procedimentos
que não interessam ao artista, como a meticulosidade no fabrico de peças,
objetos, predominantemente úteis no contexto social.”
ARTISTA
“O
artista se expressa e comunica, mas tais termos são problemáticos, no que diz
respeito à arte, como o é o termo prazer, pois nem todo ato de expressão ou
comunicação resulta em obra de arte. O ato criador do artista é difícil de ser
definido, mas é claro que ao criar ele está se exprimindo e se comunicando no
ato final de sua atuação. Então o homem se comunica, quer como artista, quer como
um teórico, quer como um vendedor, ficando claro que nem todo ato de
comunicação resulta em arte.”
BELEZA
“Em
qualquer tipo de atividade o homem se revela um ser estético, à procura da
beleza.”
CONHECIMENTO
“...
não é só o sofrimento social que conta para o escritor ou artista, mas também o
que chamo de humilhação cósmica, a angústia metafísica. O homem se sente
humilhado e ofendido por falta de um conhecimento mais profundo das coisas, do
Mistério que, para mim, é uma categoria da Realidade que não precisa,
necessariamente, ser desvendada. É como querer ver a face oculta de Deus.”
ESCREVER
“Ninguém
escreve objetivamente para acusar este ou aquele ou tornar públicas as mazelas
sociais. Mas que o escritor retrata um meio social, é claro que as mazelas humanas
vêm à tona. Os nomes dos personagens são acidentais, coincidentes às vezes.”
ESCRITOR
“O
escritor não tem compromisso imediato com a realidade. Ele tem compromisso com
a estética.”
“Muitos
escritores mudaram a estrutura do pensamento do homem, a estrutura da língua, e
a crítica ao artificialismo da civilização é de todos os tempos.”
LEITURA
“A
leitura é a base para pessoa se tornar escritor.”
LINGUAGEM
“A
linguagem oral é importante para o escritor. Ele faz o seu amálgama na
criação literária, dando um nível estético à própria linguagem.”
“A
linguagem artística é aquela em que o escritor usa uma série de metáforas, de
figuras de linguagem. A poesia se presta muito pra isso. Tem poesia em que você
praticamente não encontra um enredo, um sentido, se diz até que o poema é
hermético, mas o que vale, ali, é exatamente a criação da linguagem, a
linguagem posta num outro nível, até de conhecimento. Não interessa que, num
poema, o poeta conte uma história. Você vê as parábolas, as fábulas, têm muita
coisa simbólica, porque a linguagem literária é simbólica.”
“A
linguagem é importante. E você descobre isso com o fazer, com o escrever.”
“...
é o escritor quem faz a linguagem. Agora, a linguagem está intrinsecamente
ligada à história, ao enredo, isso é importante. A história se revela através
da linguagem, você não pode separar.”
LITERATURA
“O
meu lidar com a literatura não é só criação, escrever os meus livros. Eu
continuo lendo, aprendendo, em função exatamente da criação. Isso é importante
para o escritor.”
“...
o que é a literatura? O que é que caracteriza a ficção, a poesia? Quando é que
um romance, um poema, é literário? Para alguns linguistas, que também estudam
a linguagem literária, quanto mais um escritor sai da norma da língua, e
recria uma linguagem, mais ele está fazendo literatura.”
“Todas
as literaturas ditas estaduais estão dentro do contexto da literatura
brasileira, assim como a literatura brasileira está no contexto da literatura
mundial. Agora, para definir os valores e os limites atuantes de qualquer
literatura, é preciso analisar, estudar o assunto em todos os seus aspectos:
regional, estético, temático, de estilo, de forma, de criação, de linguagem,
etc., e ainda os fatores temporais e circunstanciais de conhecimento e
reconhecimento. Na realidade, na prática, o que não é conhecido, não existe; e
o que não é reconhecido, existe muito precariamente.”
POETA
“Entre
capacidade estética criativa e postura ética há uma íntima relação, para que o
poeta tenha credencial moral para ditar suas ideias e externar sua mensagem.
Sim, porque ele escreve e diz coisas sobre a vida e os homens, e se publica
seus poemas, seus livros, é porque quer uma íntima relação com a existência da
humanidade.”
ROMANCE
“Quando
você diz que um romance é regional, você está se referindo não ao romance como
forma, mas a sua linguagem, ao uso de coloquialismo, ditos populares da região,
folclore... Então a característica regional seria essa, no nível da linguagem.”
VIDA
“Para
muitos, vida e arte não se irmanam, não se confundem, o que é um crasso
engano.”
VOCAÇÃO
“Eu
acho que há um propósito em tudo o que você faz, seja aparente ou concreto ou
misterioso. Para o escritor há uma tendência, sem dúvida, uma vocação se
você quiser chamar assim. Esta realidade nossa é superficial e o artista é quem
a revolve para tirar significados mais profundos. Há alguns que se cansam ou
desistem porque, verdadeiramente, não foram tocados.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário